Blog: Carreira na Área de Dados

 

Fala, galera! Nesse blog irei contar um pouco sobre minha trajetória: dificuldades, cursos, parte técnica, soft skills, experiências no mercado de trabalho e muito mais!

Se eu estivesse começando hoje na área de dados...

Aug 29, 2024
Carreira

O que eu faria se estivesse começando uma jornada profissional, focada na área de dados, e pensando num futuro cargo de liderança:

1) Faria uma faculdade de Ciência de Dados (na minha época nem existia isso hahaha, mas hoje tem muitas, inclusive eu vi que tem no ICMC da USP): esse curso te dará uma base em Matemática, Estatística e Programação. Além de projetos bem aplicados para a área.

2) Aprenderia inglês, de preferência com professores nativos. Focando ao máximo em ter uma comunicação efetiva (speaking).

3) Além da própria faculdade, criaria um portfólio de projetos sensacional. Visando tanto o conhecimento quanto a busca de vagas no mercado. Publicaria em inglês em plataformas como GitHub, Kaggle e LinkedIn.

4) Desenvolveria o LinkedIn desde cedo! Você não precisa criar a rede só quando começar a trabalhar. Você pode compartilhar conteúdos (inclusive é uma habilidade importante atualmente), criar uma rede de contatos com profissionais da sua área, criar sua marca pessoal e reputação aos poucos.

5) Desenvolveria MUITO bem a comunicação. Cara, essa é uma das principais habilidades, sendo para área de dados ou não. Aprender a construir um raciocínio lógico no discurso, ter inteligência emocional, saber ouvir, ter empatia, defender suas ideias, etc. Tudo isso te ajudará para um cargo de liderança.

6) Começaria com cargos em startups. É muito bom pra aprender rapidamente, ter liberdade de utilizar diversas plataformas, linguagens, ferramentas e de sugerir ideias de negócio. Além disso, será muito mais fácil de você ter contato com pessoas com cargos sênior e de gestão.

Esses são alguns dos pontos que pensei agora. O que você adicionaria?

NEWSLETTER

Quer ficar por dentro de novidades, dicas e conteúdos da área de dados?

Inscreva-se, então, em nossa newsletter e não perca as novidades do blog.

Você está seguro. Nunca te mandaremos spams ou venderemos seu contato.