Porque eu acredito que #mentoria é fundamental para quem está começando na área de dados?
Lembro-me muito bem do meu começo. Eu estava fazendo estágio de Engenharia Elétrica em uma multinacional, lá em 2016, e queria muito ser efetivado ou achar logo algo na sequência para começar seriamente minha #carreira. Não rolou, a área de Engenharia tava bem fraca naquele período. Precisei, então, pensar em alguma outra área para trabalhar.
Alguns conhecidos me falaram sobre a área de BI (Business Intelligence) e já gostei logo de cara. Tinha tudo a ver comigo naquele momento: eu era uma pessoa que me considerava analítica e queria muuuito desenvolver habilidades de comunicação (que eu era péssimo, honestamente).
Estava decidido então, eu seguiria aquela área. Mas, logo de cara, já encontrei um obstáculo: muita coisa pra estudar, várias vertentes diferentes (analista de BI, analista de dados, cientista de dados, engenheiro de dados, etc), muita opção de curso... E aí? Me senti totalmente perdido e não sabendo por onde começar.
Na minha opinião, achar um mentor que te ajude a criar uma trilha adequada de conhecimento, um planejamento de carreira e desenvolvimento de habilidades técnicas e de soft skills faz toda a diferença.
O profissional de #dados precisa ter bem desenvolvida a parte de comunicação, mas também a parte técnica. E esse tipo de profissional é raro no mercado. Desenvolvendo bem essas habilidades, as chances de sucesso aumentar muito. Contei bastante com a ajuda da minha (hoje) esposa, Mariane Pereira, no início da minha carreira. Ela é formada em comunicação e sem ela, com certeza, não chegaria onde cheguei.
Hoje, gosto muito de ensinar os meus alunos e até colegas. Tenho #cursos em diversas plataformas, em português e em inglês. Ofereço também mentoria, caso precise de alguma orientação.
E você, já teve ou tem um mentor? Já mentorou alguém? Conte um pouco da sua experiência e da importância desse tópico para você. 😊
Abraços,
Caio Avelino
Blog: Carreira na Área de Dados
Fala, galera! Nesse blog irei contar um pouco sobre minha trajetória: dificuldades, cursos, parte técnica, soft skills, experiências no mercado de trabalho e muito mais!
NEWSLETTER
Quer ficar por dentro de novidades, dicas e conteúdos da área de dados?
Inscreva-se, então, em nossa newsletter e não perca as novidades do blog.
Você está seguro. Nunca te mandaremos spams ou venderemos seu contato.