Acredito que boa parte do sucesso de um profissional se deve à chamada inteligência emocional. O mercado de trabalho está muito mais competitivo.
Não é novidade pra gente que a educação no Brasil anda à passos lentos. Tivemos grandes avanços no ensino superior nas últimas décadas, mas o ensino básico, principalmente público, deixa bastante a desejar.
Apesar disso tudo, segundo o censo da educação superior, a porcentagem de jovens matriculados aumentou em relação às décadas passadas.
Outro fator que contribui para a maior competitividade é o aumento de matrículas em ensino técnico, responsável por criar profissionais com mais conhecimento de “hard skills” no mercado.
Bom, mais profissionais com graduação, pós-graduação, MBA, ensino técnico, intercâmbio, acesso à internet e mais conhecimento. Tudo isso influencia muito na dificuldade em ingressar no mercado, principalmente para quem não teve as mesmas oportunidades das classes mais favorecidas.
Se a concorrência técnica aumentou muito, sobra espaço para diferenciação com as chamadas “soft skills”. , liderança e inteligência emocional são necessárias para aumentar as chances de sucesso na carreira. Tudo isso dificilmente é ensinado nas escolas. Comunicação
É óbvio que o sucesso não pode ser resumido em conhecimento técnico + . Boa parte vem também das condições financeiras e educação da família em que nascemos e do acaso ou simplesmente pura sorte. inteligênciaemocional
Concorda? Acredita que as “” são tão importantes assim para um profissional se diferenciar no mercado ou as “ softskills” ainda prevalecem? hardskills
Deixa aí nos comentários.
Abraços,
Caio Avelino